Projetos e Relatórios

Relatórios:

2022    – 2021    – 2020    –    2019   –   2018    –    2017    2016    –    2015    –     2014     –     2013

 

Projetos em andamento em 2023:

SARS-CoV-2: desenvolvimento de testes diagnósticos discriminatórios e epidemiologia molecular

Objetivos: Desenvolver testes diagnósticos molecular e sorológico otimizados e mapear a distribuição da Covid-19 no estado de Minas Gerais.

Equipe: Tiago Antônio de Oliveira Mendes, Poliane Alfenas Zerbini, Thaís Viana Fialho Martins, Mônica Maria Magalhães Caetano, Renato Lima Senra, Gustavo Costa Bressan, Juliana Lopes Rangel Fietto, Leandro Licursi de Oliveira.


Caracterização funcional da proteína APJ e avaliação da sua correlação com a tolerância a etanol em leveduras

Objetivos: Avaliar o efeito fisiológico da deleção de APJ1 em Saccharomyces cerevisiae em diferentes condições de crescimento.

Responsável: Luciano Gomes Fietto.


Caracterização bioquímica e funcional de transfatores da família Bzip relacionados com a resposta à ferrugem asiática em soja (Glycine max)

Objetivos: Caracterizar a função de fatores de transcrição da família Bzip de soja.

Responsável: Luciano Gomes Fietto.


Caracterização bioquímica da e-ntpdase-1 de Leishmania infantum chagasi produzida em sistema LEXSY (Leishmania Expression System) constitutivo

Objetivos: Purificação e caracterização da E-NTPDase-2 de Leishmania infantum chagasi clonada em sistema de expressão constitutiva LEXSY e a avaliação do seu papel na infecção e adesão em macrófagos.

Responsável técnico: Profa. Juliana Lopes Rangel Fietto.


Avaliação do efeito leishmanicida de novos compostos em Leishmania braziliensis e Leishmania infantum

Objetivos: Neste projeto são realizados testes fenotípicos para busca de ação leishmanicida de compostos inibidores de histonas deacetilases (iHDAC).

Responsável técnico: Profa. Juliana Lopes Rangel Fietto.


Caracterização funcional das ecto-ntpdases 1 e 2 de Leishmania infantum chagasi

Objetivos: O presente trabalho tem como objetivo geral estabelecer modelos celulares de L. infantum chagasi geneticamente modificados para as enzimas E-NTPDases1 e 2 para sua caracterização funcional. Objetivos específicos: obter clones mutantes de L. infantum chagasi super expressando as E-NTPDases 1 e 2 fusionadas ou não a eGFP; Obter clones mutantes nulos e complementados de L. infantum chagasi por CRISPR/Cas9; Avaliação bioquímica e molecular dos mecanismos de adesão e infectividade em macrófagos, dos clones obtidos; Avaliação bioquímica da modulação da resposta imune de macrófagos infectados pelos clones acima adquiridos.

Responsável técnico: Profa. Juliana Lopes Rangel Fietto.


Avaliação do silenciamento por crispr/cas9 de serine-arginine protein kinases (srpks) na transdução de sinais mediada por thymosin beta 4 (t4) no contexto da metástase tumoral

Objetivos: Avaliação do silenciamento por CRISPR/Cas9 de Serine-arginine protein kinases (SRPKs) na transdução de sinais mediada por Thymosin Beta 4 (T?4) no contexto da metástase tumoral.

Responsável técnico: Prof. Gustavo Costa Bressan.


Desenvolvimento de um formulado vacinal contra leptospirose a partir de antígenos recombinantes quiméricos produzidos em E. coli

Objetivos: desenvolver antígenos recombinantes e formulados vacinais contra a leptospirose.

Responsável técnico: Gustavo Costa Bressan.


Novos adjuvantes para potencializar a eficiência de vacinas

Objetivos: desenvolver formulados vacinais que, dentre outros componentes, há a presença da proteína PhaPAz.

Responsável técnico: Gustavo Costa Bressan.


Desenvolvimento de kits de diagnóstico rápido para Covid-19 baseados em proteínas recombinantes

Objetivos: Desenvolver antígenos recombinantes e kits de diagnóstico rápido para Covid-19.

Responsável técnico: Gustavo Costa Bressan.


Prospecção tecnológica e desenvolvimento de estratégias diagnósticas de leptospiroses

Objetivos: Desenvolver antígenos recombinantes e estratégias diagnósticas de leptospiroses.

Responsável técnico: Prof. Gustavo Costa Bressan.


As Serine/ Arginine Protein Kinases de Leishmania braziliensis (LbSRPK) como novo alvo terapêutico para tratamento da leishmaniose tegumentar

Objetivos: Desenvolver estratégias terapêutica contra a leishmanioses a partir da inibição de SRPKs em Leishmania.

Responsável técnico: Raphael de Souza Vasconcellos.


Desenvolvimento e validação de kit de diagnostico rápido indireto para COVID 19 usando proteína quimérica

Objetivos: desenvolver antígenos recombinantes e kits de diagnóstico rápido para Covid-19.

Responsável técnico: Juliana Lopes Rangel Fietto.


Padronização da LINTPDAse2 recombinante e quimeras derivadas como antígenos em ensaios de ELISA e imunocromatográficos para diagnóstico de leishmaniose visceral canina

Objetivos: desenvolver antígenos recombinantes e estratégias diagnósticas de leishmaniose canina

Responsável técnico: Juliana Lopes Rangel Fietto.


Caracterização fisiológica, molecular e genética de linhagens morfologicamente e ecologicamente distintas de cianobactérias

Objetivos: Investigar como, e em que extensão, alterações morfológicas, fisiológicas, bioquímicas, bem como genômicas (expressão e regulação) e proteômicas estão envolvidas nas respostas a estresses abióticos em cianobactérias.

Equipe: Wagner Luiz Araújo (Líder); Adriano Nunes-Nesi, Mariana Machado, Marcelo Vaz.


Como o estresse por Alumínio pode afetar o metabolismo mitocondrial e reparo de DNA em plantas?

Objetivos: Investigar como,e em que extensão, alterações morfológicas, fisiológicas e bioquímicas, bem como genômicas (expressão e regulação) e proteômicas estão envolvidas na resposta ao estresse por Al em plantas.

Equipe envolvida: Wagner Luiz Araújo (Líder); Adriano Nunes-Nesi, Bianca Bueno Nogueira, Débora Gonçalves Gouveia, Marcelle Ferreira Silva, Welder Alves da Silva.


Caracterização funcional de genes codificando transportadores mitocondriais da família MCF e enzimas do ciclo dos ácidos tricarboxílicos (TCA cycle) em Arabidopsis thaliana

Objetivos: Caracterizar fisiologicamente plantas de A. thaliana com reduzida expressão de carreadores mitocondriais e enzimas do ciclo TCA sob condições ambientais ótimas, bem como sob condições adversas ao crescimento e desenvolvimento.

Equipe envolvida: Adriano Nunes-Nesi (Líder), Wagner Luiz Araújo.


Transformação genética visando estudos de desenvolvimento e produção de metabólitos secundários

Espécies envolvidas: Passiflora (P. alata, P. edulis e P. cincinnata), urucum (Bixa orellana), citrus, Crotalaria sp., Pfaffia glomerata e Hebanthe paniculata.

Objetivos: O objetivo é avaliar possíveis modificações morfo-fisiológicas de RNAs pequenos (miRNAs) nos padrões de brotação lateral (arquitetura da planta) e morfologia foliar (blastia) em plantas regeneradas e aclimatizadas. Isso será realizado mediante a transformação das espécies com construções contendo RNA pequenos (miR156 e miR529 de Arabidopsis thaliana) em Agrobacterium tumefaciens GV 3101, EHA 105, LBA 4404 e AGL-1. Para Crotalaria, Hebanthe e Pfaffia será utilizada a estirpe R1601 de Agrobacterium rhizogenes visando à produção de raízes transformadas para a avaliação de metabólitos secundários de interesse nas mesmas.

Equipe envolvida: Wagner Campos Otoni (Líder); Fábio Tebaldi Silveira Nogueira; Marcio Gilberto Cardoso Costa; Kleiton Lima de Godoy Machado; Marcos Bruno Duarte, Jessenia Jéssica Ribeiro Soares, Adriano Nunes-Nesi, Lana L. Lima, Lázara L. Simões, Claudinei Souza, Daniele Vidal Faria, Andréa Dias Koehler, Lorena Melo Vieira.


Tolerância de plantas a estresses bióticos e abióticos

Objetivos:  Estudos recentes indicaram que níveis elevados de BiP em N. tabacum e soja conferiram tolerância a estresse hídrico durante crescimento da planta. O efeito da hiperexpressão de soyBiPD no acúmulo de proteínas secretórias de defesa e no sistema antioxidativo das plantas de soja está sendo avaliado. Dado o potencial de BiP em regular a via UPR de defesa a estresse do RE e de manter o turgor foliar em plantas transgênicas submetidas a déficit hídrico, a convergências destas vias será analisada por ensaios de microarranjos em soja e consistirão na análise da expressão de milhares de cDNas nas condições referidas de estresses. Tais estudos visam a elucidação das bases moleculares das interações entre células de plantas com seu ambiente, por meio de vias de sinalização conectadas ao retículo endoplasmático.

Equipe envolvida: Elizabeth Pacheco Batista Fontes (Líder); Francisco Murilo Zerbini; Wagner Campos Otoni; Francisco J. L. Aragão; Humberto Henrique de Carvalho; Jerusa Araújo Quintão Arantes Faria; Pedro A.B. Reis.


Desenvolvimento de protótipos de kits de diagnóstico rápido por imunocromatografia para Leishmaniose e Dengue para uso em grande escala e condições de campo.

Objetivos:  O principal objetivo deste projeto é o desenvolvimento de protótipos de kits para diagnóstico rápido de Leishmaniose e Dengue, por imunocromatografia, para serem usados futuramente em testes de campo para agilização de diagnóstico em casos de suspeita destas infecções e uso em escala maior para inquéritos epidemiológicos. Abaixo seguem os objetivos específicos deste projeto. A) Desenvolver tecnologia nacional com perspectiva de exportação. B) Oferecer alternativas nacionais inovadoras para o diagnóstico de leishmaniose e dengue que sejam mais rápidos e práticos. C) Satisfazer a necessidade do mercado e atender demanda latente da área médica e veterinária (neste último caso exclusivamente no caso da leishmaniose por ser uma zoonose). D) Fortalecer a possível comercialização da patente sobre o uso da E-NTPDases recombinantes de Leishmania sp. E) Testar os protótipos de kits de diagnóstico em um estudo retrospectivo em soroteca humana e de cães.

Equipe envolvida: Juliana Lopes Rangel Fietto (Líder); Ronny Francisco de Souza; Sidimar Sossai; Marilane de Oliveira Fani Amaro; Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo; Sérgio Oliveira de Paula.


Avaliação da resposta imunológica e prevenção da infecção congênita em camundongos BALB/c imunizados com os peptídeos recombinantes rsNcSAG4 e rsNcGRA1 derivados de Neospora caninum.

Objetivos:  Este trabalho visa produzir candidatos vacinais, desenhados a partir de proteínas de grânulo denso (envolvidos na formação do complexo apical utilizado na fixação do parasito ao hospedeiro) e de superfície do parasito (envolvidos no reconhecimento e geração de resposta imune) expressos em leveduras Komagataella (Pichia) pastoris. Em seguida, testar estes candidatos quanto ao seu potencial de geração de resposta imune celular e humoral, potencial para limitar a infecção e eliminação do parasita em animais infectados e prevenção da infecção congênita. (Modelo experimental BALB/c)

Equipe envolvida: Marlene Isabel Vargas Viloria (Líder); Cíntia Fernandes Fidélis; Joaquin Hernán Patarroyo Salcedo; Sirley Adriana Ortiz Bedoya; Andrés Maurício Ortega Orozco; Pablo Alencar Prates Patarroyo; Larissa de Cássia Basílio.


Produção de hormônio recombinante bioativo glicosilado

Objetivos:  Neste projeto propõe-se uma forma alternativa de expressão heteróloga de um hormônio utilizado em programas de inseminação artificial principalmente em fêmeas bovinas de corte devido a possibilidade de manipulação do ciclo estral e indução de superovulação. Este hormônio deve para isto estar em sua forma nativa e glicosilada. Sua produção atual pela indústria Veterinária é hoje baseada em purificação a partir de material advindo de aborto em éguas. Neste projeto propomos a produção do hormônio recombinante em um novo sistema de expressão heterólogo baseado em eucarioto unicelular, a fim de se ter um produto de mais fácil produção e controle e de origem nacional para suprir as necessidade do mercado.

Equipe envolvida: Juliana Lopes Rangel Fietto (Líder); Tatiana Aparecida de Oliveira; Abelardo Silva Júnior; Gustavo Costa Bressan; Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo; Bárbara Braga Ferreira.


Produção de kit de diagnóstico rápido para Leishmaniose canina usando antígeno recombinante e imunocromatografia por fluxo lateral

Objetivos:  Este projeto tem como principal objetivo a produção de um protótipo de kit de diagnóstico pelo método de imunocromatografia por Fluxo Lateral (Lateral Flow Test) para Leishmaniose canina. Para isso o projeto prevê a produção heteróloga de um antígeno recombinante de agente Leishmania infantum chagasi, em sistema procarioto (E. coli) e sua utilização no kit respectivo para uso em diagnóstico rápido de casos suspeitos e para uso a campo em inquéritos e vigilância epidemiológicos em população.

Equipe envolvida: Juliana Lopes Rangel Fietto (Líder); Jean Carlos Heleno Campos; Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo; Ronny Francisco de Souza.


Produção de eCG recombinante bioativo glicosilado

Objetivos:  Produzir em escala laboratorial o hormônio eCG recombinante bioativo glicosilado, usando o sistema comercial LEXSY baseado em expressão heteróloga constitutiva de proteínas glicosiladas em Leishmaniatarentolae.

Equipe envolvida: Juliana Lopes Rangel Fietto (Líder); Tiago Antonio de Oliveira Mendes; Abelardo Silva Júnior; Gustavo Costa Bressan; Lethícia Kelly Ramos Andrade; Tatiana Aparecida de Oliveira.


Estudo do papel biológico da atp difosfohidrolase 2 (ntpdase 2) na virulência e infecciosidade das cepas et e nsl de Leishmania (Viannia) Braziliensis

Objetivos: Este projeto tem como objetivos avaliar a influência de polimorfismos de base única (SNP%u2019s) na atividade enzimática e função biológica da proteína NTPDase 2, buscando elucidar o papel da enzima nos processos de virulência e infecciosidade das cepas ET e NSL de Leishmania (Viannia) braziliensis.

Equipe envolvida: Juliana Lopes Rangel Fietto (Líder); Nancy da Rocha Torres; João Victor Badaró de Moraes; Victor Hugo Ferraz da Silva; Gustavo Costa Bressan.


Produção e avaliação de insumos para o uso em métodos de diagnóstico molecular

Objetivos: Clonar, expressar e purificar enzimas importantes para o desenvolvimento de diagnósticos moleculares como PCR, RT-PCR e LAMP.

Equipe envolvida: Leandro Lucursi de Oliveira (Líder); Daniel Silva Sena Bastos; Michelle Dias de Oliveira Teixeira.



© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados